Os eixos de
saída giram em um
único sentido e se projetam em
ambos os lados.
( ): Potência máxima
admissível na entrada do variador
BAIXA VELOCIDADE
– Relação de variação: 10:1 – Robusto e compacto. Isto é obtido através da combinação do motor com o mecanismo de variação e as engrenagens sem-fim de redução, tudo numa única caixa. – Controle de velocidade a qualquer momento. A velocidade do variador pode ser pré-fixada ou mudada à vontade, com o motor parado ou em funcionamento. – Um único sentido de rotação. – Potência do motor: 0,2 ~ 1,5 kW.
FUNCIONAMENTO
As partes principais do sistema de transmissão são compostos de: um eixo de cone (móvel), uma tampa do cone em forma de guarda-sol e um anel em forma de disco. A transmissão do motor ao eixo de saída é feita através da tampa do cone (que é acoplado ao eixo do cone, e este, ao eixo do motor), ao anel que é ligado ao conjunto sem-fim de redução do eixo de saída. A variação da velocidade do eixo de saída é feita de acordo com a posição de contato (diâmetro de contato) da tampa do cone com o anel (vide desenho ao lado).
MECANISMO DE CONTROLE DE PRESSÃO
A mola do eixo sem-fim exerce somente a pressão inicial necessária entre o anel e a tampa do cone. Como mostra a figura, o mecanismo de controle automático de pressão do modelo “NT” está conjugado a uma engrenagem sem-fim que ajusta automaticamente a pressão de acordo com a carga, para que não haja nenhum deslizamento.